sexta-feira, 18 de outubro de 2013

                                         Fotossíntese


Fotossíntese e um processo físico-químico, a nível celular realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz.
 Acontece da seguinte forma :  a água e o sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva,denominada seiva bruta.A luz do sol por sua vez também é absorvida pela folha através da clorofila,substancia que dá a coloração verde as folhas, então a clorofila e a, energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substancia e conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal ; Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer, a outra parte fica armazenada na raiz,caule e sementes,sob a forma de amido.
 A fotossíntese  também desempenha outro papel na natureza ; purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis e assim liberando oxigênio para a atmosfera.
 Sendo a fotossíntese  uma fonte de energia da natureza não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos.
 Também não podemos esquecer das algas marinhas todas elas mesmo com qualidades diferentes possuem clorofila e fazem fotossíntese sendo considerado o maior sistema de fotossíntese no planeta.
 
www.fiocruz.br/biossegurança/bis/enfatio/fotossintese.htm
pt.wikpedia.org/wiki/fotossintese
www,vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/ponto-de-compensação-fotico.asp  

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

                                                  Abelha Ou flor ?      


                    Simplesmente Polinização                                                   
Polinização é o ato de transferência de célula reprodutivas masculinas núcleos espermáticos através dos orgão de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino estigma de outra flor da mesma espécie, ou seja para seu estigma pode se dizer que a polinização e o ato sexual das plantas espermatófitas ja que é através desse processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecunda-lo.
 A transferência do polem pode ser através de fatores bióticos, ou seja como auxilio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais.
 *Vento : Anemofolia
 *Insetos : Entomofolia
 *Besouros : Cantarofolia
 *Borboletas : Psicofilia
 *Mariposas : Falenofolia
 *Aves : Ornitofilia
 * Aguá : Hidrofilia
 *Homem : artificial
 *Morcegos : quiropterofilia
 Para atrair os agentes polinizadores bióticos as espécies vegetais oferecem recompensas, pólen,nectas,oléos o mesmo odores, utilizados na alimentação ou reprodução dos animais.
 A auto-polinização, ou seja a flor recebe seu próprio pólen.Contudo , há casos em que ela o rejeita;nestas situações ocorrera a troca de genes com outras flores, oque resultará em uma variação da espécie, sendo que as espécies que utilizam de seu próprio pólen objetivando produzir sementes e garantir a estabilidade de sua população sendo que não ocorrerá a variação, pois não haverá mistura de genes.
 Também pode se ocorrer a polinização cruzada entre e dentro do mesmo cultivar ou de duas espécies, feita muitas vezes por insetos.
 Planta e agente polinizador são tão dependentes um do outro que a falta de um pode levar a extinção do outro.

Artigo : Scielo Influência do estágio de maturação da flor na produção de sementes de pimentão com polinização manual .

www.todabiologia.combotanica/polinização.htm
www.cpamn.enbrapa.br/apicultura/polinização.php



                                                          Borboletas
           















Ordem lipidoptera,grupo Rhopalocera
 As Borboletas Possuem características que são comum a todos os insetos :exoesqueleto; trés pares de pernas articuladas;trés seguimentos no corpo cabeça,tórax e abdome, é um par de antenas.



Se dividi em 5 famílias:                                                                                                     hesperiidae,papilionidae,pieridae,nymphalidae e  lycaenidai,elas também podem ser classificadas como integrantes do grupo Rhpalocera,diferenciando as mariposas.
 No período que pode se dizer que é o mais interessante chama-se matarmofose,os lipedópteros são insetos de metamorfose completa.
 *Ovo-fase pré larva
 * Pupa que se desenvolve dentro da crisálida
 *Imago fase adulta
 Passando grande parte do seu ciclo como larva, Enquanto crescem e se desenvolvem trocam sua pele varias vezes até se transforma em pupa então a pela endurece e forma o casulo, ali ela não se alimenta, move-se raramente e transforma-se em borboleta adulta,onde complementam sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas.Após um período que varia de duas até vários meses, segundo a espécie,a borboleta rompe o casulo.
 O corpo e muito leve, as asas são muito largas elas sobrevivem em todas partes do mundo de menos as glaciais notasse através de estudos que durante os meses frios a um declínio do numero de espécies.
 Elas são muito importantes para as pesquisas sobre biogeografia é interações inseto / planta,além de indicadores em levantamentos, planejamento e administração de reservas naturais de vido a facilidade de encontra-la e avaliá-las.

Artigo : Scielo-riqueza de borboletas em dois parques urbanos de Curitiba,Paraná,Brazil.
www.borboleta.org/2010/02/
pt.wikipedia.org/wiki/borboleta#etimologia
www.fiocruz.br/biossegurança/bisinfantil/borboletas2.htm                                                     

terça-feira, 8 de outubro de 2013

                                                   ANFÍBIOS OU ANUROS
                                                                                                                                                                                                                                                     
                                                                               


                                       
  Os anfíbios são animais vertebrados pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe amphibia.
  A palavra em si (anfi = duplo e bio = Vida os define como animais que passam parte do ciclo de vida em ambiente aquático e parte em ambiente terrestre,embora exista variações mas todos dependem da umidade para viver e reproduzir a maioria da especies depositam seus ovos em ambientes aquáticos e apresenta uma fase larval chamada girino, que sofre transformações intensas "Metamorfose" ate se transformar em um jovem com aparência de adulto.
 A pele dos anfíbios e um órgão extremamente importante para esses animais, pois além de protege-los e responsável por parte de sua respiração pelo controle de entrada e saída de água e de outras substâncias que os mantem vivos.Esses são uma comunidade de tamanho riqueza e composição de especies sabe-se que os anfíbios são considerados o grupo de vertebrados sobre maior grau de ameaça sendo eles considerados bioindicadores sendo que : a falta desses anfíbios em alguns ambientes serve como alerta por sua sensibilidade identificando que algo não vai bem. Alguns estudos realizados sobre os anuros  comprovam que esta havendo grande extinção desses animais, no Brasil atualmente são reconhecidas 946 espécies de anfíbios oque representa 14% das 6771 espécies de anfíbios do mundo sendo 913 especies anuras o Brasil por ter vários ecossistemas,tropicais e subtropicais  faz com que se difunda a especie nesse abitati.
    Sendo que existem alterações do biossistema onde vivem essas especies que são causadas por : especies introduzidas, aumento da incidência de radiação ultravioleta a poluição, o aquecimento global e epidemias modificando a diversidade biológica causando declínio .
  Enfim mostrando que através desses animais, podemos ver o quanto nós animais "racionais" destruímos a natureza.

Fonte : Scielo
Artigo: Os riscos de extinção de sapos,rãns e pererecas em decorrência das alterações ambientais.
Artigo: Anuro da Reserva natural Salto Morato, Quaraquiçaba, Paraná, Brasil.